BOAS VINDAS

Seja bem vindo(a) ao nosso blog. Aqui a informação é a nossa meta principal. Encante-se com a luta sindical dos trabalhadores em educação do município de Tangará/RN. Faça parte dessa turma. Lute. Associe-se.                    
                                                           
NÚCLEO TANGARÁ/RN

sábado, 17 de março de 2012

EDUCAÇÃO HUMANIZADA

As contantes lutas da categoria dos profissionais de educação, apesar daquelas mais simples, trazem conquistas relevantes para o contesto da qualidade e da atenção a educação que queremos para a transformação conceitual da nossa sociedade. Durante a GREVE NACIONAL, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de março, a categoria aderiu quase que na sua totalidade e, no dia 15 pode-se sentar para discutir algumas particularidades inerentes as políticas públicas destinadas a educação. Entre elas, a luta pela complementação da União, quando for o caso de se aplicar a correção do piso e não haver dinheiro suficiente, a reorganização da grade de professores para aplicar os 2/3 com os educandos, além de buscar-se a conceituação da qualidade da educação ofertada pelo sistema municipal e por cada instituição escolar. Para isso, a luta não deve ser única e tão somente do Sindicato da categoria e sim, de todos os poderes envolvidos com a nossa comunidade escolar. Os gestores devem realizar aquilo que vos compete e a categoria fazer a sua luta constante de melhorar os mecanismos de planejamento, de transmissão dos conhecimentos, da prática pedagógica, da relação com a sociedade e da avaliação conceitual do aprendizado das crianças. Só assim, encontra-se uma educação baseada nos princípios da diversidade, da inclusão, da promoção e da valoração dos seres e de suas práticas, atrelando sentido, referência e conceito a uma escola de qualidade e uma educação integrada para o sucesso do homem como um todo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para muitos especialista, a qualidade de vida de uma criança, enquanto ser aprendente na escola, depende muito do tipo de apoio dado por seu educador e pela formação ofertada, seja simplesmente em um único ano, no sentido de oferecer melhores condições de vida futura, enquanto adulto e profissional em atuação. Esse conceito é da Universidade Harvard, através dos estudos apresentados por Raj Chetty da Faculdade de Artes e Ciências. Para ele, "se um estudante do ensino fundamental tem um excelente professor, mesmo para um único ano, ele aumenta a sua renda em média de 2% ao ano". Isso significa que, se a criança tem um excelente professor pelos seus primeiros anos de vida escolar (fundamental menor), terá um futuro profissional promissor e com maior probabilidade de sucesso na profissão que escolher para seguir. Essa relação se refletir na formação de uma sociedade mais justa e feliz, do ponto de vista da sociabilidade e da independência financeira, da liberdade de expressão e da promoção da dignidade da pessoa humana.

NOVOS PONTOS DE PAUTA EM 2012

A coordenação do Núcleo Sindical de Tangará, após resolver os aspectos relacionados com a correção do piso da categoria dos professores, volta a mesa de debate e negociação com o gestor municipal, á a partir de março, para debater os critérios para a eleição direta que acontece até o fim do primeiro semestre. Entre os pontos da pauta para 2012, estão uma discussão sistematizada a respeito da avaliação de desempenho, a reformulação do PCCR dos professores e a implantação do PCCR dos profissionais de educação que atuam no suporte pedagógico e demais funcionários da educação do município. No âmbito da organização interna do Núcleo, a coordenação vai está se reunindo para reformular e reestruturar toda a grade de professores, no sentido de melhor distribuir os profissionais para que possamos solicitar complementação da União, caso não seja possível corrigir o piso com o índice total divulgado pelo MEC. "Essa questão, assim como a gestão plena da secretaria de educação, sempre foi um dos entraves para que podéssemos reivindicar esse direito, cita Gilson Filho, coordenador geral. Dessa forma, a coordenação toma para si a objetividade da luta e busca criar mecanismos que viabilizem uma educação de qualidade e muito bem organizada. Outros pontos importantes são algumas pesquisa paralelas, realizadas pela HI-TECH MÍDIA PESQUISA, essencialmente no campo da educação, no sentido de melhor sentir as prioridades educacionais do sistema municipal e acoplar a luta de classe, mecanismo capazes de fazer repensar o fazer pedagógico e a gestão do serviço público de educação no município de Tangará.

PISO APROVADO

A categoria dos profissionais de educação (professores), obtive mais uma conquista nesta última quinta-feira, dia 15 de março, quando foi aprovadona câmara municipal o reajuste do piso em 18% com efeito para os salários a serem pagos na folha de março. Durante as duas últimas semanas a categoria vinha se reunindo em assembleia, no sentido de discutir os pontos fundamentais da pauta de reivindicação e, atrelado a correção do piso (que ainda não foi o ideal devido algumas particularidades locais), a categoria obteve algumas outras conquistas relevantes do ponto de vista mais amplo da política e da luta sindical. Entre elas estão o compromisso de realizar o processo de eleição direta para diretores de escola - gestão democrática - além de licença prêmio, indenização e afins. "Esperamos contar com a participação de todos nessa luta e objetivarmos uma política valorativa e relevante para a valorização da educação como elo de transformação social dos nossos profissionais e sociedade em geral", cita o coordenador geral Gilson Filho.

quarta-feira, 14 de março de 2012

GREVE NACIONAL - REUNIÃO NA CÂMARA

Nesta quinta-feira, dia 15 de março, ás 15:00 horas, na Câmara Municipal, a categoria dos profissionais de educação (professores) vai está realizando um ato público, abordando os principais pontos da pauta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no sentido de construir uma temática que vise, em primeiro lugar, reestruturar o quadro de professores do município e buscarmos os caminhos para atingirmos:

1 - 25% sendo gasto com a educação;
2 - PCCR para os profissionais de educação;
3 - Relação professor/aluno (acima de 17) e;
4 - Gestão plena.

Os dois últimos pontos, ainda não são formalizados no sistema educacional do município, o que precisa ser com a maior brevidade possível. Dessa forma, buscaremos construir entendimentos que reorganize a nossa estrutura local e passarmos, acreditamos que a partir de 2013, a corrigirmos o piso da categoria em janeiro pelos índices divulgados e, caso não seja possível, buscarmos a complementação da União para esta finalidade. É mais uma grande luta que a categoria precisa encampar, no sentido de melhorarmos as condições de trabalho e a valorização profissional.

COORDENAÇÃO SE REUNE COM O PREFEITO

Nesta quarta-feira, dia 14 de março, a coordenação do Núcleo, esteve reunida com o prefeito Jorginho para fechar a discussão sobre o índice de correção do piso da categoria que estava ainda em discussão. Na última segunda, dia 12, a categoria esteve reunida em assembleia e ponderou pelos 20% de correção e pensarmos nos especialistas só no segundo semestre, ficando a coordenação de decidir com o prefeito e apresentar para a categoria as mais óbvias condições de pagar uma correção que fosse possível manter os salários em dias. Na discussão de hoje, fica acordado a correção pelo índice de 18% e uma correção em 2% ou 4% no mês de junho, segundo o superávit do quadrimestre. Dessa forma, toma-se uma decisão acertada, mesmo que não esteja atingindo o piso nacional, devido a outras conquistas que vem contribuindo para essa impossibilidade. Acreditamos que continuaremos a decidir sob o enfoque de um diálogo mais justo e coerente, visando sempre o melhor para a categoria e o bom andamento das finanças públicas do FUNDEB.

sexta-feira, 9 de março de 2012

PAUTA DA ASSEMBLEIA

■ ESPECIALISTAS - 30
■ LICENÇA PRÊMIO – (5 JÁ SELECIONADOS)
■ ESPECIALIZAÇÃO EM 2 VÍNCULOS
■ REVISÃO DO PCCR
■ ELEIÇÃO DIRETA
■ 2/3 COM EDUCANDOS
■ GRATIFICAÇÃO VIGIAS
■ COMISSÃO PCCR - 40%
■ PISO 2012
■ INCORPORAÇÃO DOS MOTORISTAS
■ AFASTAMENTO DO MESTRADO E DOUTORADO
■ AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
■ PROGRESSÃO E LICENÇA DE ODAIRES
■ LETRAS

Todos os itens da pauta foram informes repassados a categoria. Exceto o piso que estava em pauta como ponto fundamental a ser debatido e definido para ser aprovado e implementado a partir de março.

ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES

A categoria dos professores esteve reunida nesta quinta, dia 08, essencialmente em homenagem ao dia da mulher, para debater a correção do piso nacional. Estiveram presentes, 50 profissionais que tiveram a oportunidade de conhecer uma série de conquistas alcançadas, graças a atuação responsável e competente da coordenação. Na assembleia, não foi decidido qual o índice de reajuste e ficou acertado acontecer uma nova assembleia na próxima segunda, dia 12, ás 16:00 horas na escola Elita Barbosa. A coordenação tem lutado bravamente para que possamos corrigir o nosso piso  pelo valor nacional que ficou na ordem de R$ 1.451,00. contamos com a sua presença.

A Coordenação

segunda-feira, 5 de março de 2012

GREVE NACIONAL - POSIÇÃO DO NÚCLEO


A greve nacional que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16 de março do corrente ano, serve para fincarmos uma marco fundamental na luta da categoria dos professores pela valorização salarial, principalmente no que se refere a conquista de recursos dos Royaltes do petróleo destinados para a educação do nosso país. Assim como, a garantia da União de que Estado e Municípios possam pagar o PISO NACIONAL digna e legalmente. Enquanto não avançarmos nessa pauta, continuaremos atrelados as desculpas de prefeitos e governadores que não estão dignamente preocupados com a melhoria salarial da categoria. Dessa forma, convidamos a todos e a todas, para que possamos construir juntos um entendimento de debate e reivindicação, que seja justo, limpo e honesto, mas que reflita o desejo da categoria que vem, há tantos anos, sofrendo com os descasos de gestores mal-intencionados para com o uso dos recursos públicos destinados a educação. Certamente, tomaremos uma decisão acertada. Só depende da categoria decidir.

A Coordenação

CARTA ABERTA A SOCIEDADE

Entre os dias 14 e 16 de março de 2012, as escolas públicas de nível básico, em todo Brasil, paralisarão suas atividades para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não garantir educação de qualidade socialmente referenciada para todos e todas. Embora o Brasil, nos últimos anos, venha galgando importantes resultados socioeconômicos – já tendo alcançado o posto de 6ª economia do mundo –, a educação continua sendo um entrave para a inclusão de todos os brasileiros e brasileiras no processo de desenvolvimento sustentável. Cada vez mais, os meios produtivos exigem maior e melhor qualificação profissional, e as relações socioculturais e ambientais, idem. Sendo que é papel da escola pública garantir o acesso e a permanência de todos ao conhecimento e à participação cidadã na vida política, social e econômica do país. À luz desses objetivos, que defendemos para a escola pública, a pauta da CNTE para a Greve Nacional dos Trabalhadores/as em Educação consiste em:

(i) Ampliar o investimento em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ao longo da próxima década, e exigir a aprovação do novo Plano Nacional de Educação;
(ii) Garantir o cumprimento imediato e integral da lei federal nº 11.738, que vincula o piso salarial profissional nacional à carreira do magistério;
(iii) Implementar a gestão democrática em todas as escolas e os sistemas de ensino, conforme preceitua as normas educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente;
(iv) Impedir a terceirização das funções escolares, sobretudo daquelas desempenhadas pelos funcionários da educação; e
(v) Assegurar outras pautas locais da educação e de seus trabalhadores.

Diante de temas tão importantes para o futuro de nosso país, convidamos a todos e todas para se juntarem à nossa luta, que é por um Brasil mais justo, próspero, soberano e sem desigualdades que impeçam o direito das pessoas à felicidade e, consequentemente, ao bem estar coletivo.
Quanto às atividades da Greve Nacional, as mesmas serão descentralizadas e estarão sob a responsabilidade das 44 entidades filiadas à CNTE (ver lista anexa). Outros sindicatos da educação, mesmo não filiados à Confederação, também poderão incorporar-se à mobilização e agendar atividades junto aos executivos e parlamentos locais, além daquelas voltadas à comunidade escolar e à população em geral.
Em âmbito nacional, a Greve marcará o início de uma ampla jornada de luta dos trabalhadores por educação pública, gratuita, universal, laica, de qualidade (com equidade), e por valorização profissional, devendo um de seus desdobramentos culminar na denúncia de governadores e prefeitos
– desrespeitadores da Lei do Piso – à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outras instituições internacionais, além dos órgãos do Poder Judiciário nacionais.
Certos de contar com a compreensão e o apoio de todos/as, subscrevemos.


Diretoria Executiva da CNTE

LIVROS, REVISTAS E JORNAIS

  • Jornal Mundo Jovem
  • Revista Mátria
  • Revista Nova Escola
  • Revista Pré-Texto

NÚCLEO TANGARÁ - SINTE/RN

tangara, rn, Brazil
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Seguidores

Powered By Blogger